RFID + Arduino

Publicado: janeiro 10, 2012 em Projetos Arduino

Prezados,

Segue um projeto utilizando Arduino com RFID.

Esse projeto tem a finalidade se ligar e desligar leds, com a leitura de cartões RFID, montagem simples para que vc’s apliquem suas imaginações e conhecimento para cria outros projetos legais e mais complexas.

Material necessário:

Foto do Material

Esquema Elétrico

Biblioteca <NewSoftSerial.h>

Cada tag tem uma númeração diferente no caso eu uso o “00558026”  para ser comparado com o lido, caso seja o mesmo ele entra no IF e aciona o led.

Código .pde

/* Codigo RFID Basico
By Rudrigo Lima */

#include

const byte ledPin = 13;

NewSoftSerial RFID(2, 3);
String msg;
String ID =” 00558026″;  //string to store allowed cards

void setup()
{
Serial.begin(9600);
pinMode(ledPin, OUTPUT);
Serial.println(“Leitura Serial OK!”);
RFID.begin(9600);
Serial.println(“Leitura do RFID OK!”);
}

char c;

void loop(){

while(RFID.available()>0){
c=RFID.read();
msg += c;
if(msg.length()>=10){
//ID = msg;
Serial.println(msg);
Serial.println(ID);

if (msg.equals(ID)){
digitalWrite(ledPin, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(ledPin, LOW);
}
msg = “”;
break;
}
}
}
ATENÇÃO COLEGAS O CÓDIGO ACIMA ESTÁ ERRADO NÃO ATENDE O OBJETIVO, VOU CORRIGIR EM BREVE, MAS AGUARDO SUGESTÃO, TENHO ESSE CÓDIGO CORRIGIDO POREM NÃO ACHEI AGORA.

Foto do projeto montado

comentários
  1. Desiree_CEFETRJ disse:

    Interessante esse post, parabéns \o/
    Pensei que o card fosse mais caro, vou comprar & implementar !

  2. António disse:

    Olá.
    Muito interessante a sua montagem.
    Qual a distância max de leitura da tag.
    Consegue identificar sua tag com ela no bolso?

  3. cleo disse:

    Pessoal,
    Acesse o site da EMPRETECNET, eles fabricam um KIT com uma placa compatível com arduino duemilanove, uma placa de rele, de potenciômetro, de sensor de luz, de sensor de luminosidade, de buzzer, de botão e demais componentes que podem ser realizados vários experimentos sem a necessidade de solda. Qualidade excelente!!

  4. carlos disse:

    mt bom esse post,

    parabens.

    vc poderia posta o codigo alterado?

  5. Douglas Medeiros disse:

    Rudrigo tudo blz ? cara to com RFID desse e nao dei conta de fazer funcionar , tem como voce me passar o codigo correto e as ligaçoes no arduino ?

    • Rudrigo Lima disse:

      Oii Douglas obgrigado por participar do meu Blog, olha o meu código tem um pequeno erro mas não é suficiente para não funcionar, explica exatamente onde está o seu problema e me passa o código, fico no aguardo

  6. Douglas Medeiros disse:

    Quem isso , eu que fico grato de você poder disponibilizar esses materias para gente ! Rudrigo , eu compilo esse código que você passou ai , mais ele da muitos erros , ai nao vai ! comprei um RFID no tato tb , Eu estou cursando ENG. DA COMPUTAÇÃO e estou no ultimo ano , preciso funcionar o RFID para dar andamento ao meu projeto ! voce tem msn , ou outra forma da gente podermos comversar ?

  7. Douglas Medeiros disse:

    Quais , as Pinagem RFID D0 = Qual eu ligo no arduino , D1 = QUAL EU LIGO NO ARDUINO , GND = GND arduino , 5v = 5v no arduino , o erro que esta dando é no da biblioteca newsoft

  8. Douglas Medeiros disse:

    Eu quero , Simplesmente fazer a leitura da TAG ! só !

  9. Douglas Medeiros disse:

    que isso cara , obrigado pela ajuda ! fico muito grato !
    Obrigado

  10. bruno rafael disse:

    Oi rudrigo, que bacana…

    Também sou do recife, atualmente estudo no IFPE e na UFRPE

    também sou amante do arduino, fiz até um projeto semelhante a esse seu, usando o RFID 20

  11. cleaningday disse:

    Great post. I was checking continuously this blog and I am impressed! Very helpful information particularly the last part 🙂 I care for such info a lot. I was looking for this certain info for a long time. Thank you and best of luck.

  12. Neri Neitzke disse:

    Codigo funcionando:

    #include
    SoftwareSerial RFID(10, 11); // videoaulas Neri
    String codigoUsuario = “50008F716BC5”;
    String RfidLido;
    char valorLido;
    int ledpin=6;
    void setup()
    {
    Serial.begin(9600);
    Serial.println(“Serial OK”);
    RFID.begin(9600);
    Serial.println(“Rfid OK”);
    pinMode(ledpin,OUTPUT);
    }
    // http://www.informaticon.com.br videoaulas neri
    void loop()
    {
    while(RFID.available() > 0) {
    Serial.println(“estou dentro do while”);
    valorLido = RFID.read();
    RfidLido += valorLido;
    if (RfidLido.length() >= 16) {

    Serial.println(RfidLido);
    Serial.println(codigoUsuario);
    //Serial.println(RfidLido.length());
    if (RfidLido.substring(1,13).equals(codigoUsuario))
    digitalWrite(ledpin,HIGH);
    else
    digitalWrite(ledpin,LOW);
    }
    }
    RfidLido = “”;
    }

Deixe um comentário

